13 de set. de 2015

Gaiola 2: O que deve ser colocado na gaiola?

Então você comprou uma gaiola linda e maravilhosa, mas não sabe o que por dentro dela para que ela se torne o lar perfeito para seu hamster?
Tudo bem, eu estou aqui pra isso! Nesse post vou mostrar os essenciais, que não podem faltar de jeito nenhum, e indicar o que mais você pode pôr.

Rodinha
Embora possa parecer um item supérfluo, a rodinha é essencial para a saúde de seu hamster. Na natureza, costuma correr quilômetros diariamente e, para não ficar obeso e/ou estressado, precisa de uma rodinha que simula este exercício. As rodinhas plásticas são mais recomendadas, pois as de arame fazem muito barulho e os espaços nela são perigosos, onde o hamster pode prender a patinha (o mesmo serve para gaiolas com andares de arame). Em controvérsia, as de plástico sem qualidade ele consegue roer, o que afeta a durabilidade da rodinha. O tamanho ideal para um hamster anão é entre 15 e 20cm, enquanto para um sírio são as entre 25 e 30cm.

Forração
Hamsters amam cavar! Por isso, a gaiola deve ter uma camada grossa de serragem (cerca de 5cm) para que ele possa exercer tal atividade. Cuidado! A serragem tem que ser uma específica para roedores - conhecida como Maravalha - pois as comuns contém uma poeira que causa problemas respiratórios seríssimos, além de algumas madeiras serem tóxicas.

Casinha/Toca
Por instinto, os hamsters fazem sua casa no subsolo, em túneis. Dentro desses túneis é onde o hamster faz sua casinha. Mas a não ser que seja um terrário, o ideal é comprar uma toca, também chamada de casinha. Geralmente é indicado casinhas que sejam de material lavável, pois o hamster costuma levar comida e materiais para fazer seu ninho, e se não for limpa com frequência, pode ter fungos e proliferação de bactérias. Uma ideia legal é trocar a casinha (ou usar com uma casinha extra) por uma caneca durante o verão, para que ele possa usar a porcelana para se refrescar, já que no Brasil faz muito calor nessa época. Vale também dar água um pouco mais fria que o normal e trocá-la com mais frequência.

Comedouro
O comedouro deve ter um diâmetro grande suficiente para ele entrar no pote. Escolha um pesado, que não possa ser virado ou deslocado com facilidade. Também existem no mercado os automáticos, que vão liberando a comida aos poucos, e evitam que o hamster suje muito a gaiola. Facilitam também a limpeza, uma vez que o hamster não consegue urinar ou defecar no comedouro, e não tem que repor o comida todo o dia.

Bebedouro
O bebedouro deve ser automático, do tipo mamadeira, pois não é indicado pote para água porque o hamster pode virá-lo ou se afogar. A água não fica suja, mas deve ser trocada uma vez por semana, tendo a água sido bebida ou não.

Bola de Exercícios
O hamster pode também ter uma bola de exercícios (que é como uma rodinha, só que 3D), mas não é realmente necessário. Ele deve ser vigiado o tempo todo dentro da bolinha e você não pode deixá-lo lá por mais de 15 minutos. Mas, por outro lado, é o lugar perfeito para deixar o hamster enquanto estiver lavando a gaiola, sem se preocupar dele fugir ou se machucar.

Outros Brinquedos
Existem dezenas de opções nas lojas para brinquedos, mas você também pode criar seus próprios brinquedos caseiros. Túneis plásticos são bem interessantes, mas além de caros, são difíceis de limpar. O brinquedo mais conhecido é o tubo de papelão, de papel higiênico ou papel toalha mesmo. Você consegue achar dezenas de ideias brinquedos para seu hamster, gastando muito pouco. Depois, irei fazer um post só sobre isso.

Se tiver alguma correção, dica ou sugestão, é só comentar! 

Vejo vocês hamtardis, Ana Carol

Nenhum comentário:

Postar um comentário