13 de set. de 2015

Adestrando

Geralmente, o hamster é um animal dócil, mas diferente de um cachorro, ele não irá com você "na boa" logo no primeiro contato, ao contrário, ele pode morder ou se jogar, caso esteja na sua mão. Mas não faça disto um motivo para desistir de ter este bichinho tão adorável em sua casa, pois adestrá-lo é bem fácil. Siga os passos de cada método, e se achar necessário, adapte à forma que você achar melhor.

Para ele se acostumar com você
Converse com ele (isso não fará você parecer bobo), chegue perto da gaiola, passe os dedos sobre a grade para que o bicho vá se acostumando ao seu cheiro e sua voz. Num próximo passo, coloque a mão dentro da gaiola (aqui é importante estar com a mão limpa, pois se estiver cheirando à comida o hamster pensará que é um "lanchinho" e irá morder) e com a própria curiosidade, o hamster irá cheirar sua mão ou até subir nela. Pode-se também oferecer comida a ele diretamente da sua mão. Para isso, coloque a mão calmamente na gaiola e dê algo para ele (uma semente de girassol, por exemplo) e espere que ele venha. No começo, ele irá pegar somente a comida e ir para algum canto da gaiola comer, mas aos poucos, ele irá comer perto da sua mão. Fazendo-se isso pode ter certeza que em pouco tempo, você estará brincando com seu hamster sem problemas.

Para ele atender pelo nome
Pegue a semente favorita do hamster. Coloque sua mão dentro da gaiola com a semente na mão. Fique chamando-o pelo nome até que ele venha. Faça isso até que ele atenda pelo nome. Estes dois passos podem ser feitos ao mesmo tempo.

Para que ele te obedeça
Essa parte depende muito do tempo que vocês já estão juntos. Se já faz umas três semanas, pode começar a fazer isso com ele. Crie um comando negativo e um positivo. O negativo só deverá ser usado quando o hamster fizer algo de errado, deve ser usado com a voz firme, grossa e sem ser ou grito ou um sussurro. Não se deve dar tapas no bicho. Outra coisa: você só pode usar esse comando quando pegá-lo 'no flagra'. Se ele fizer algo errado e você só der a bronca 5 horas depois, ele não irá entender. O positivo vai ser usado todas as vezes que o hamster fizer algo certo ou que te agrada. Tipo quando ele sobe na sua mão ou não te morde. Sempre recompense-o quando usar essas palavras. Isso deverá ser dito com a voz alegre, fina e amigável.

Para ele fazer cocô/xixi apenas num canto da gaiola
É super importante fazer um "banheirinho" para que ele faça só ali e deixe a limpeza da gaiola mais fácil. Tente colocar um pouco de serragem suja (onde ele tenha feito xixi) nesse canto. Ele vai reconhecer o cheiro e fazer lá. Se isso não funcionar, tente um pouco de areia de gato. Essa areia tem um cheiro atrativo para o animal. Se também não der certo, verifique se ele já não tem o lugarzinho que ele mesmo escolheu. Faça o banheiro lá, afinal, ele sabe o que é melhor pra ele.

Tem alguma dica, sugestão ou correção? Manda aqui embaixo 

Que a força esteja com você, Ana Carol

Nenhum comentário:

Postar um comentário