13 de set. de 2015

Donos de primeira viagem!

Então você quer ter um hamster, mas não sabe como começar porque nunca teve um antes?
Seus problemas acabaram! Vou te dar algumas dicas então:

Pesquise bem antes
É importante saber tudo sobre o hamster (é pra isso que eu estou aqui). Onde ele vive, o que come, hábitos, são coisas que você precisa pensar para decidir se esse animal é o ideal pra você. Procure saber as diferenças entre espécies. Dê uma olhada aqui no blog, provavelmente você vai encontrar muita coisa sobre esse roedores!

Compre a gaiola antes de comprar o hamster
Imagine a situação. Você acabou de comprar um apartamento novo, e vai morar lá assim que recebe as chaves. Você está num apartamento sem luz, água, comida, sem nada, afinal, você não fez obra nenhuma, não instalou nada, nem seus pertences estão lá. Não seria muito melhor se mudar só quando tudo estiver pronto? Então compre uma gaiola, arrume as coisas, deixe tudo preparado para o dia em que comprá-lo. Além disso, se você comprar o hamster por impulso, vai comprar todo o resto por impulso (tomar decisões por impulso não é bom, é importante pensar bem antes). E aí, quando vier a conta (não só os gastos com dinheiro, mas com seu tempo e dedicação), você vai se arrepender.

Não compre gato sírio por lebre anão
O trocadilho é ruim, mas a intenção é esta. Normalmente, os vendedores de petshop sabem vender, mas não sabem cuidar de um hamster. Muitas vezes as informações que eles dão estão erradas (nem perca seu tempo discutindo com ele, apenas mantenha em mente o que é certo). E a que mais faz diferença com certeza é a espécie. Provavelmente ele não vai saber dizer qual é a espécie, mas pergunte a ele qual é a mãe dos filhotes, ou qual deles é o mais velho. Assim você vai poder identificá-lo com mais facilidade, Também é importante você "treinar". Procure imagens de hamsters no google e veja quais são as espécies. Não sabe identificar a espécie?

Saiba se ele está saudável
Eles devem ter olhos limpos e nariz seco, nenhuma falha nos pelos e a pele sem feridas ou machucados. Não compre nenhum animal da mesma gaiola que tenha um com rabo molhado (wet tail). É uma doença contagiosa fatal para os hamsters. Se qualquer um deles tiver com o rabo molhado (literalmente), não compre, mesmo que ele pareça saudável agora.

Queira os filhotes
Um hamster não vive mais de 3 anos, então você quer um hamster que fique o máximo possível com você. Além disso, hamsters adultos têm mais dificuldade de se acostumar com novos ambientes e rotinas. Isso também conta se você quer treiná-lo/adestrá-lo.

Esquece essa de adotar
A não ser que você conheça um criador de hamsters, é muito difícil você encontrar um, especialmente nas grandes cidades. Muitos sites recomendam que você adote e falam muito mal dos petshops. Tenha em mente que, não é só porque você não pode escolher o melhor lugar para adquirir o hamster, que você vai deixar de tê-lo. Aliás, é o contrário. Imagina ele sendo tratado de maneiras quase desumanas num petshop. O melhor a fazer é tirá-lo de lá, para dar a ele uma vida digna, mesmo que você tenha que pagar por isso.

Bem, eu acho que por em quanto é só! Mas, se você tem alguma ideia, dica ou correção, é só comentar ai embaixo! 

Síriyou later, Ana Carol



Nenhum comentário:

Postar um comentário